quinta-feira, 2 de março de 2017

Sobre a in(atingível) perfeição.

Hoje uma pessoa do instagram disse que se cobrava muito para ser perfeita, e que sua depressão e ansiedade não a deixavam. Se eu pudesse alertá-la e dizer o quanto essa brincadeira de ser perfeita é perigosa...



Gostaria de dizer que você não é perfeita, e nem vai ser. Porque? Porque ninguém é perfeito, ninguém mesmo. Nem seus pais, seus avós, aquela modelo linda, aquele cantor. Pense por um momento: você acha mesmo que alguém é 100%? Sem falhas?  Eu caí por muitos anos nesse conto, de querer alcançar a perfeição, e o resultado foi eu mais e mais infeliz, mais e mais doente, mais e mais imperfeita. A busca por um padrão inatingível (não só em beleza, mas profissional e mental, também) me destruiu aos poucos, eram dias e noites de comparação sem fim com garotas mais bonitas, mais alegres, mais inteligentes... Era Dom Quixote enfrentando moinhos.

Daí que recentemente eu mandei tudo ao inferno. Cansei de tentar ter um corpo que nunca terei, cansei de tentar ser a mais inteligente na faculdade, cansei de tentar seguir as minhas loucas expectativas. E, antes que alguém aqui culpe os "padrões da sociedade", digo que não. Eu é que criei tudo, o que eu queria ser, aonde eu deveria chegar. Nunca a sociedade me afetou nesse sentido, pois o padrão de sucesso e beleza deles sempre foi muito diferente do meu. Mas mesmo assim eu me cobrava, "porque não posso ter as coxas tão finas que deem até dó? Porque não posso ter braços tão miúdos que façam as pessoas olharem, preocupadas? Porque não posso só tirar 10? Porque não posso ser o orgulho da família em todas as áreas?"

E te digo: porque não. A busca pela perfeição é incansável e massacrante, são dias e dias sem descanso, sem paz, escrevendo metas, tentando alcançar as estrelas, tentando chegar ao fundo, mas as estrelas estão muito longe e o fundo é bem mais fundo do que o calculado. Você começa a adoecer, a se odiar, a invejar. Você se abandona em busca de algo que não é você, aliás, quem  é você nessa zona toda? Ás vezes ser bem sucedida numa certa área não significa que não existem imperfeições; fiz uma prova semestre passado aonde tínhamos de desenhar um gráfico. Fiz sem régua, sem saber direito quantos quadrados tínhamos de contar, e imaginei que por não estar perfeito levaria um 7. Qual não foi minha surpresa quando vi um enorme 10, enquanto meninas que usaram régua levaram 6.

Faça o necessário pelos seus sonhos, mas não se mate, não se compare, não se anule. Preocupe-se em se fazer feliz e viver em metas atingíveis. Se você sempre pesou acima de 60 kg e 60kg é um peso saudável para você, então não coloque a meta em 45. Se você tem metas a cumprir num resultado entre 6 e 10, pense em quanto um 7, 8 ou 9 estão de bom tamanho. Se você não conseguiu passar pra medicina, repense se é isso mesmo que você quer, se for, tente de novo, mas não se mate por isso. A única pessoa aqui te impedindo de ter uma vida normal aqui é você mesma. E ela é a única que está entre você e a sua felicidade.

Há quanto tempo você não faz algo por puro prazer de fazer? Porque você quer? Porque gosta?
Sem medo de ser imperfeita, querida. Você é perfeita. Mas perfeita na sua imperfeição.

(desculpem se o texto está estranho e desconexo, mas precisava por pra fora)

2 comentários:

  1. “A única pessoa aqui te impedindo de ter uma vida normal aqui é você mesma. E ela é a única que está entre você e a sua felicidade.”

    A mais pura verdade!

    Só não concordo sobre os padrões da sociedade. No fundo, esses padrões pesam muito em nosso subconsciente.

    Suas palavras foram bem fortes, me fizeram repensar. Me identifiquei muito.

    Espero que você leve suas palavras para a vida.

    Tentarei sempre lembrá-las

    Cuide-se 💋

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, inclusive na questao sociedade(meus padroes de perfeicao sao bem desviantes), mas se eu me tirasse isso o que sobraria de mim? Viraria um monstro esculachado, que é o que acredito ser minha essência interior. :(

    ResponderExcluir